O Corona vírus que acomete os humanos e o Corona vírus que atinge os animais de estimação (cães e gatos) são vírus diferentes e não são compartilhados.

Ambos os vírus (de homens e de animais) pertencem a Família Coronaviridae, porém o Corona vírus do cão e do gato pertencem ao gênero Alphacoronavirus (CCoV do cão e FCoV do gato) e promovem distúrbios gastrointestinais (enterites virais) e eventualmente, o corona vírus do gato pode sofrer mutações, levando ao quadro de peritonite infecciosa do felinos.

O Corona vírus que acomete os humanos, são do gênero Betacoronavirus (dentre eles o SARS-CoV; SARS-CoV2; MERS-CoV) e promovem síndromes respiratórias agudas.

O Homem não transmite o corona vírus CoVID-19 aos animais domésticos e os cães e gatos não transmitem o corona vírus (CCoV e FCoV) aos homens. Tampouco transmitem o corona vírus entre si.

Desta maneira, caso seu Pet apresente desordens gastrointestinais ou desordens respiratórias, procure o atendimento veterinário, mas tranquilize-se quanto à possibilidade de transmissibilidade dos corona vírus entre especies (de animais a homens e vice versa), pois esta transmissão não tem evidência cientifica.

MedCat sempre ao seu lado, orientando e instruindo!