São muitas as razões pelas quais se deve levar um felino para as consultas de rotina ao médico veterinário:

  • Os gatos envelhecem de uma maneira distinta e mais rápida que os serem humanos. Já no primeiro ano de vida, seu gatinho corresponde a idade de um adolescente de 15 anos. Ao segundo ano de vida, ele já representa um jovem de 24 anos. A cada ano subsequente no nosso calendário anual, seu companheiro envelhece “4 anos felinos”, significando que um gatinho de 8 anos, corresponde a um adulto de 48 anos. Desta maneira, os check-ups anuais são muito importantes para detecção precoce de enfermidades e seus devidos cuidados.

  • Os nossos amigos gatos são experts em esconder e disfarçar sinais e sintomas de muitas doenças, não manifestando muitas vezes demonstração de dor ou fraqueza. Às vezes, quando eles manifestam os sinais, possivelmente a enfermidade pode já estar em curso avançado, dificultando assim os tratamentos e recuperação de seu gatinho. Os veterinários são treinados para averiguar de maneira adequada se seu felino apresenta alguma alteração.

  • A obesidade é assunto importante a ser abrangido, pois mais de 50% dos felinos atualmente estão acima do peso ideal. Manter seu gatinho de bem com a balança é tarefa a ser seguida por você e seu veterinário, quem irá orienta-lo a respeito de dietas e minimizar então riscos de doenças como diabetes, cardiopatias, doenças renais e outras.

  • A doença periodontal representa um grande percentual na prevalência de enfermidades e perda de qualidade de vida para os felinos.  Nem sempre eles demonstram o avanço da doença, manifestando de maneira tardia os agravos desta enfermidade. O controle da cavidade oral deve ser realizado em exame de rotina.

 

Fonte de apoio:

International Cat Care

International Society of Feline Medicine (ISMF)

American Association of Feline Practitioners