Muitas pessoas passam pelo processo de adaptação de um novo felino em casa, e que todos imaginam como processo difícil e complicado. Mas o que poucos sabem é que essa ação pode se tornar bem menos estressante para o felino e para o tutor se for feita da maneira correta.

Os felinos, embora considerados animais “semi-sociais” e de modo de vida individual (na natureza apenas o felino leão se comporta com formação de família), os gatos domésticos podem sim terem companheiros e ser benéfico esta convivência. Muitos gatos vivem como companheiros, melhorando seu estado físico e mental, pois as atividades são feitas em conjunto e harmonia. Ainda sim é preciso de muito cuidado na hora de trazer um novo gatinho para o lar. Nós da MedCat sabemos das dificuldades desta tarefa, e pensando nisso selecionamos dicas importantes que irão te ajudar na hora da introdução de um novo gatinho em casa.

1.Sempre cheque a saúde de todos os felinos, tanto os que já moram na casa, como dos que estão entrando, assim garantirá que nenhuma doença será dissipada.

2. A introdução deve ser sempre lenta e gradual. Primeiramente o felino a ser introduzido deve ser mantido em um compartimento da casa, sem contato com os gatos já moradores. Apenas permitir que se cheirem por baixo da fresta da porta, já fará uma ótima introdução. Pode ser que eles se assoprem”no inicio. Assim que isto não estiver mais acontecendo, é hora de promover contato visual entre eles. Portanto, permitir que se vejam através de portas de vidro por exemplo, é o próximo passo. Assim que tudo estiver bem, você poderá apresentar o gatinho novo, dentro de uma caixinha de transporte, para o gatinho morador. Se tudo correr bem, o próximo passo será solta-los sob supervisão, para que interajam. Se algo sair errado, como um “fuzzz”, tenha sempre a mão uma toalha grande, para promover a separação dos gatinhos, e voltar ao passo anterior.

3. No inicio, alimente os felinos em ambiente separados. A hora de comer pode se tornar uma atividade muito estressante no começo para todos os felinos, por isso, no começo, opte por alimentar os gatinhos em ambientes separados e vá juntando aos poucos.

4.Incentive as brincadeiras. Com o auxílio de objetos, bolinhas, caixas de papelão ou brinquedos pendurados você consegue incentivar que todos os felinos brinquem juntos para que assim eles se acostumem com a presença um dos outros.

5. A última e mais importante dica é ter paciência com a adaptação. Os felinos precisam que seus espaços sejam respeitados, caso contrário eles podem se incomodar com a nova rotina. Não impor a interatividade dos felinos de forma brusca é essencial para que a adaptação seja feita com calma e de forma efetiva. De tempo ao tempo!

Se você já passou por essa situação nos conte nos comentários como foi.