Bigodes, vibrissas ou pelos táteis, todos são nomes dados para o bigode do seu gatinho. Devido a sua importância eles são considerados como pelos sensoriais de orientação.
Algumas das características das vibrissas dos felinos são:
– A quantidade de vibrissas varia, porém no geral a média é de 24 vibrissas no total, sendo 12 em cada lado. Elas podem estar presentes também acima dos olhos e no queixo;
– Ajudam ao felino a medir distâncias para saber se alguma superfície ou objeto irá machucá-lo;
– Estão presentes nas manifestações de sentimento: quando o felino fica contente a tendência é o bigode ficar relaxado e direcionado para a frente, e quando é uma atitude defensiva o mais provável é que os pelos fiquem para trás;
– Auxiliam a captar movimentos: pelo fato de as vibrissas serem sensíveis os felinos têm muita facilidade em identificar até mesmo o movimento do ar, por exemplo. As vibrissas permitem que os felinos consigam captar pequenas vibrações mesmo à distância ou no escuro. Isto porque possuem raízes profundas em uma área repleta de células sensoriais e servem de alerta para qualquer alteração no ambiente.
-Ajudam no equilíbrio, permitindo que ele ande, salte e faça outras atividades cotidianas com segurança.
– Quando estão quebradiços: Sinal de alerta…Pode ocorrer em situações de problema nutricional ou outra disfunção.
-Lembrando que nem todo gatinho tem bigodinho: os gatos da raça Sphynx não possuem bigode. Mas não ficam pra trás por falta de vibrissas.Eles são adaptados a usar seu corpo esguio e as orelhas compridas como forma de orientação.
– As vibrissas são uma parte extremamente sensível nos felinos, por isso é importante nunca cortar. Uma curiosidade, é que os felinos não gostam de tocar suas vibrissas nos potinhos, quando estão bebendo água! Portanto, potes largos são recomendados, para conforto do seu amigo. Caso aconteça de seu gatinho perder alguma vibrissa, fique tranquilo: eles crescem novamente.