Embora os felinos possam apresentar Hipertensão primaria, geralmente esta condição é encontrada em felinos mais velhos, na maioria das vezes, decorrentes de uma determinada causa, e a chamamos de Hipertensão secundaria. As causas mais comuns de Hipertensão secundaria em felinos são a doença renal crônica e o Hipertireoidismo. Portanto, os sintomas da hipertensão felina podem apresentar sinais atribuíveis a causa primária, como por exemplo, perda de peso em gatos com hipertireoidismo. Porem, muitos pacientes não apresentarão nenhum sinal clínico específico de hipertensão, até que a condição avance gravemente, ao ponto de notar-se condições as quais categorizamos como emergenciais. Por isso a Hipertensão em felinos é vista como condição silenciosa, altamente prejudicial, e o seu reconhecimento/diagnostico precoce é extremamente importante para evitar-se efeitos severos e deletérios, muitas vezes permanentes. Os efeitos da Hipertensão são prejudiciais ao seu gatinho, principalmente em órgãos vulneráveis, que sofrem lesões, muitas vezes irreversíveis.
Veja quais são:
Olhos: a Hipertensão pode ocasionar lesões na retina, podendo ate mesmo levar a cegueira permanente.
Cérebro: Pode ocorrer hemorragia cerebral, levando a um quadro de lesão neurológica, com sintomas como convulsões, confusão mental, alteração de marcha, miados alterados, entre outros.
Coração: Pode ocorrer espessamento do Miocárdio (músculo cardíaco), devido ao trabalho excessivo que este órgão é submetido, na condição de Hipertensão. O gatinho com esta enfermidade, pode apresentar falta de ar,
sonolência e fadiga.
Rins: Estes órgãos tão delicados nos felinos sofrem também com a hipertensão, que os danifica e agrava ainda mais a condição de insuficiência renal.
Para o diagnostico da Hipertensão felina, recomenda-se a visita ao veterinário, aonde serão realizados aferições regulares da pressão arterial do seu gatinho. Principalmente, naqueles acima dos 7 anos de idade, portadores de doença renal crônica, hipertireoidismo, doença cardíaca, ou em gatos com cegueira de início súbito ou sinais neurológicos. A aferição da pressão arterial em gatos não é um exame invasivo, é muito be, tolerada pelos gatos e deve ser realizada em ambiente tranquilo e aconchegante.
Na MedCat, este serviço está disponível nas avaliações
realizadas em consultas, ou para controles regulares da pressão arterial de gatinhos Hipertensos.
Agende um horário para aferir a pressão de seu amigo felino!
Ele vai te agradecer!