Você já adotou um gatinho que estava na rua? Quem nunca se encantou com um bigodinho e pensou em levá-lo para a casa com a intenção de enchê-lo de amor e carinho?!
Os gatinhos resgatados da rua, além de precisarem de muito amor e atenção, também precisam de cuidados específicos já que não se tem histórico de onde ele esteve, nem da sua saúde, antes de ser acolhido. Neste post nós falaremos de dicas e precauções a serem tomadas quando se adota um felino que esteve nas ruas.
1. O primeiro passo a ser tomado assim que o gatinho é adotado é certificar-se do estado de saúde dele, levando-o ao veterinário, para que o profissional possa avaliar com precisão o estado do felino. Exames físicos, exames de fezes e também de sangue podem ser necessários para averiguar possíveis enfermidades. Lembrando que o teste de FiV e FelV (Imunodeficiência Felina e Leucemia Felina) devem sempre ser realizados para animais resgatados.
2. O Veterinário irá estimar a idade de seu novo amigo, e com isso, cuidados para a faixa etária dele serão prescritos, tais como alimentação, rotina, vacinação, vermifugação, controle de pulgas, etc.
3. Pode acontecer de que nas primeiras semanas seu amigo ainda não esteja tão habituado com o novo lar e tente fugir pelas portas e janelas, por isso é aconselhável telar sempre todas as áreas abertas da casa (em apartamentos também), pois além de evitar que ele volte para a rua, torna-se também uma questão de segurança para o felino.
Se você tem outros bichinhos de estimação em casa, os cuidados são dobrados: é necessário que sejam tomadas ações para a introdução do novo integrante e manutenção do bem estar de todos. Cuidados com a ambientação, como enriquecimento ambiental e introdução programada e por etapas são fundamentais. Evitar situações de estresse e tensão no período de adaptação permite a chance de uma boa introdução e então, o convívio ao longo do tempo será mais fácil e leve. Vale ressaltar que um gatinho resgatado das ruas muitas vezes não está habituado com o toque humano, então é importante ter muita paciência com o processo de ambientação do felino, respeitando seu tempo e enchendo-o de amor e carinho.
Na MedCat, a equipe está apta a proporcionar a você e ao seu novo amigo, todos os cuidados e orientações para que a introdução deste novo integrante na sua família seja prazerosa e cheia de amor!